o projeto
“Os homens são todos iguais”, você já deve ter ouvido isso. Não falamos sobre nossos sentimentos, somos duros e insensíveis, não falamos fino, não choramos, somos violentos e não broxamos… parece que somos todos meio parecidos mesmo; ou fomos obrigados a ser. Afinal, nossa história já estava contada antes de nascermos: nós seríamos “homens de verdade”!
O problema é que, ironicamente, num mundo cheio de “homens de verdade” sobra muito pouco espaço para a verdade dos homens. Ao assumirmos uma história pronta, acabada e pouco revisável, nos forçamos a ocultar parte da nossa própria história: toda sensibilidade, medo e insegurança tiveram de ser suprimidos, e com eles se foram a possibilidade de sermos homens inteiros. Receosos de nossas sombras, preferimos ir para uma sala toda escura.
Mas e se voltássemos a contar nossas próprias histórias? E se nos arriscássemos a olhar com toda a honestidade possível para o homem que fomos e somos? Acreditamos que toda uma nova masculinidade pode nascer daí, uma masculinidade mais íntegra, e por isso mais corajosa; mais humana, e por isso mais empática; mais verdadeira, e pois isso muito mais forte.
É com esse desejo que nasceu o projeto MASCULINIDADES NUAS, um projeto que quer contar novas histórias, dessa vez reais e possíveis, sobre o que é ser homem e nos conectar de uma forma que estejam presentes a força, a confiança e a amorosidade masculina, a fim de colaborar para uma sociedade mais justa, equilibrada, inclusiva e diversa.
Todos que se identifiquem como homens são bem-vindos.
a Proposta
Convidamos você, homem, a fotografar uma parte do seu corpo e a nos contar um pouco da sua história masculina a partir dela.
Temos um corpo e a história de quem somos está profundamente ligada a ele. As imagens e paradigmas de masculinidade criam estereótipos corporais e marcam profundamente a ideia que temos do que é ser homem. Por isso, nem sempre reconhecer o corpo que temos é uma tarefa livre de dores. Mesmo porque todo corpo traz suas limitações, assim como traz os seus dons. Tornar-se um homem, então, exige uma relação com nossos corpos. Te convidamos a explorar essa relação, rememorando suas concepções passadas e presentes sobre o que é ser homem e recuperando a participação do seu corpo em meio a elas.
Algumas perguntas que podem te inspirar:
- Qual a relação do seu corpo com a sua masculinidade? Como ele a influenciou?
- Em que episódios marcantes da sua história masculina seu corpo estava envolvido?
- Que sentimentos, emoções e lembranças seu corpo dispara sobre sua própria masculinidade?
Como participar?
- Envie sua fotografia e seu relato no formulário ao fim da página;
- Além disso, se quiser, poste sua foto e seu relato nas redes sociais com as hashtags #masculinidadesnuas e #homensemconexao
informações importantes
- Todos que se identificam como homens são bem-vindos.
- A participação é restrita a homens maiores de 18 anos;
- O texto deve conter até 8000 caracteres.