Cinquenta homens de todo Brasil se reúnem no 2º Encontro Virtual

Tempo de leitura: 4 minutos

No dia 18 de outubro, cerca de 50 homens de todo Brasil estiveram em diálogo sobre masculinidades, autocuidado e autoconhecimento na pandemia, no 2º Encontro Virtual do Homens em Conexão. O grupo realiza atividades e mobiliza homens por todo o país desde 2017, e nesta segunda edição online, o encontro teve como tema “Um novo homem pós-pandemia”.

A atividade teve cerca de 87 inscritos, dos quais 50 conseguiram participar online durante cerca de três horas de diálogos, atividades em grupo para debates e relatos emocionados refletindo sobre autoconsciência e o papel do homem na sociedade neste momento. Atividades físicas para busca de aprofundamento e conexão com o presente também fizeram parte da atividade que levou muitos a perceber como homens podem, e devem, diga-se de passagem, conquistar novos níveis de consciência sobre seu papel na família, no trabalho e consigo mesmos, no diálogo entre si.

homem conduzindo prática corporal no encontro
Felipe Bonny conduzindo uma prática corporal

Palestras com médicos, psicólogos e terapeutas integrantes do movimento também fizeram parte da programação aprofundando os debates sobre o legado da pandemia na vida em sociedade e na saúde mental e física.

Autorresponsabilidade e autocuidado na pandemia

Para o advogado e integrante do Conselho Diretor do movimento, Virgilio Andrade, o evento foi positivo porque contribuiu para a busca da autorresponsabilidade dos homens num momento de tamanha crise sanitária, mas também de crise existencial para toda a humanidade. “Ouvimos relatos fortíssimos de muitos homens que puderam repensar completamente suas ações, a importância do autocuidado e o peso das tarefas do dia a dia da família, das tarefas domésticas sobre as quais muitas vezes nunca tomavam responsabilidade. Daí o tema sobre esse ‘novo homem’ que precisa surgir, com autorresponsabilidade. Pudemos ajudar trocando experiências sobre autocuidado e autoconhecimento para melhorarmos juntos”, conta o participante e organizador. “Eu sou responsável pelo meu autocuidado. As pessoas, a esposa, a mãe, os parentes ou outros profissionais podem me ajudar, mas eu preciso me autorresponsabilizar pelo meu caminho, e não só depender dos e das outras para coordenar minha vida”, alertou.

homens na sala virtual do encontro
Alguns homens na sala do encontro

Virgílio contou também sobre a dificuldade da organização do movimento, que estava com atividade presencial marcada para o início do ano, quando foi decretada pelo governo a proibição de atividades presenciais. “Tivemos que nos reorganizar e por isso chegamos a esse segundo encontro virtual, que foi a forma de não deixarmos o movimento parar”, afirmou.

O Homens em Conexão já realizou seis encontros presenciais, dois com mais de cem participantes em 2018 e 2019, além de quatro menores. Essa foi a segunda ação virtual do grupo.

Marinheiro de primeira vez

Participando pela primeira vez, o engenheiro agrônomo de Curitiba, Marco Aurélio, sentiu-se parte do encontro, à primeira vista! “Senti um processo de pertencimento muito legal. Esse sentimento veio a calhar demais com esses homens que estão buscando fazer do mundo aquilo que se espera que seja. Estamos debatendo essas questões de gênero, do feminino, do masculino, cada um está num debate, mas achei muito legal essa união e o compartilhamento de experiências entre nós homens. Fiquei muito feliz”, afirmou. Sobre a questão da pandemia, Marco percebeu a importância de retomar algumas práticas de autocuidado que mantinha antes da pandemia. “Olhar pra si mesmo e perceber que algumas práticas que tinha antes ficaram difíceis para o autocuidado, e poder ouvir sugestões de como retomar e até o incentivo para recomeçar. Foi muito massa”, disse.

O grupo encerrou suas atividades desse ano com esse encontro, mas continua ativo nas redes sociais (Instagram e Facebook) e, é claro, por aqui.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments